segunda-feira, 14 de março de 2016

Painel MANICOMICS 20 ANOS no evento Mercado dos Quadrinhos


Mercado dos Quadrinhos apresenta o Painel MANICOMICS 20 ANOS. Com Daniel Brandão e JJ Marreiro. O evento acontecerá no Sábado, 19 de Março (2016) num importante ponto da cultura Fortalezense o Mercado dos Pinhões.

O Manicomics surgiu em 1996 para dar vazão à produção criativa de um time de jovens artistas apaixonados por histórias em quadrinhos. Agraciado três vezes com o HQMix na categoria Fanzine, Quatro prêmios DB Artes, três troféus Pop Balões, recomendado por editores e artistas de todo o país, a publicação encontrava seus leitores apenas com a distribuição via correio. Resenhado em revistas e fanzines de diversas origens não tardou para o Manicomics reunir entre seus colaboradores os grandes talentos das HQS Brasileiras: Antonio Eder, Gian Danton, Wagner Francisco, Gerson Witte, Jean Okada, Cristiano Lopez, Lene Chaves, Edivânio Pontes, Valdijunio Rodrigues, Eloir Carlos Nickel, Denilson Albano, Diêgo Silveira, Ronaldo Mendes, Falex, Allan Goldman, Caetano Neto, Dom Cabral e tantos outros que ajudaram o Manicomics a entrar para a história dos Quadrinhos do Brasil.






Cronium, Noite, Bezerro Bizarro, Zohrn, Mulher-Estupenda, Cumpade Zé & Cumpade Mané, Rato do Prédio, Kário, Red Roger Chilli Peppers, Cariawara foram alguns dos personagens que ganharam espaço no Manicomics ajudando a encantar os leitores em hqs coesas, contadas com clareza e objetividade, e, em maioria auto-contidas. Vale contar aqui algumas curiosidades:
—Sidney Gusman, um dos maiores Editores de Quadrinhos do Brasil fez sua estreia como roteirista nas páginas do Manicomics;
—Andy Kubert teve um argumento iulustrado por Daniel Brandão em uma das edições mais memoráveis do fanzine.
—As primeiras edições foram enviadas indiscriminadamente para as revistas de maior circulação do país, o que incluía revistas como Nova, Moda Moldes, Playboy, Casa-Cláudia, Arquitetura e Construção, Coquetel Cruzadinhas, Cripto, Armas Famosas, Revista Magnum, Playboy, Espada Selvagem de Conan, Homem-Aranha, Pato Donald, Wizard Brasil e muitas outras.
—Daniel Brandão, Geraldo Borges e JJ Marreiro foram apelidados de "Os Impossíveis" porque na época era considerado impossível viver de quadrinhos no Brasil.

O Manicomics teve 33 edições de linha mais alguns números especiais. Um dos grandes méritos da publicação foi o de romper as barreiras geográficas unindo artistas de todo o país em prol de HQs boas de ler e fáceis de entender (mesmo quando os temas eram profundos).

Parte das histórias por trás da Lenda que se tornou o Manicomics serão contadas no sábado, dia 19 de março (2016) num painel chamado MANICOMICS 20 ANOS, uma das atrações do evento "Mercado de Quadrinhos" que ocorrerá no Mercado dos Pinhões, Pça Pelotas, 41, Centro Fortaleza-CE. (mapa). Daniel Brandão e JJ Marreiro, editores e criadores do MAnicomics. A ausência de Geraldo Borges (dada agenda de trabalho) certamente será sentida, mas fica a torcida para a reunião dos três Editores Impossíveis em outra oportunidade.
Mais:
HQMix (wikipedia)
Painel Manicomics (Como Foi?)



http://laboratorioespacial.blogspot.com.br/2014/08/beto-foguete-e-os-patrulheiros-do.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário